Powered By Blogger

sábado, 23 de outubro de 2010

Salomão Filho de Davi Pede Sabedoria Deus (Ref. 1Reis 2, 3 )

Salomão Filho de Davi Pede Sabedoria Deus (Ref. 1Reis 2, 3 )

Davi depois de governar muitos anos morreu já velhinho e foi enterrado na Cidade de Davi. Salomão ficou no lugar de Davi, o seu pai, como rei, e o seu bom governo o fortaleceu muito.
Certa vez, Salomão foi a Gideão oferecer sacrifícios. Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: O que você quer que Eu lhe dê?
Salomão respondeu: Tu sempre mostraste grande amor pelo meu pai Davi,  teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo. Tu continuaste a mostrar a ele o teu grande amor e lhe deste um filho que hoje governa em seu lugar.
Ó Deus Eterno, embora  seja muito jovem e não saiba governar, aqui estou eu como rei de um povo que escolheste para ser teu povo que é tão numeroso que nem se pode ser contado. 
Portanto da-me sabedoria par que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. 
Se não for assim como poderei governar este teu grande povo?
Deus gostou de Salomão ter pedido isto e disse:
Já que pediu sabedoria para governar com justiça em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, Eu darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você nem terá depois.
Mas lhe darei também o que não pediu durante toda sua vida você terá riquezas e honra, mais que qualquer outro rei. E se você me obedecer e guardar as minhas as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, Eu lhe darei uma vida longa.
Deus põe Salomão a prova.
 Certo dia apareceu duas mulheres apresentaram-se diante do rei e uma delas disse:
Ó rei Salomão, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu dei a luz um menino, e ela estava comigo. Dois dias depois do nascimento do meu filho ela tambem deu a luz à um menino. Somente nós duas estávamos na casa.
De noite ela rolou sem querer e sufocou seu filho. Então ela levantou-se devagar e trocou meu bebe vivo pelo dela já morto.
No outro dia quando me levantei para dar de mama ao meu filho vi que  estava morto. Porem quando reparei bem percebi que não era meu filho.
Mas a outra mulher disse: Não é verdade. Pelo contrario meu filho é o que esta vivo o seu é que esta morto.
Então o rei Salomão disse:  Cada uma de vocês diz que a criança viva é sua, e que a morta é da outra.  Então mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram, disse: Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma das mulheres.
A verdadeira mãe com o coração cheio de amor pelo filho, disse:
Por favor, senhor, não mate meu filho! Entregue-o a esta mulher.
Mas a outra mentirosa disse:  Podem corta-lo em dois pedaços ! Assim ele não será nem meu nem seu.
Ai Salomão disse: Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe dele.
Foi um ato de muita sabedoria e justiça, nenhuma mãe quer  o mal do seu filho.

Atividades:
Como Davi  estava quando morreu?.................................................................................
Como se chamava o filho de Davi que ficou em seu lugar?....................................................
Qual o nome do lugar que Salomão ofereceu sacrifícios?...................................................
Quem apareceu à Salomão na mesma noite?....................................................................... O que Deus perguntou?.................................................................................................

Salomão respondeu: Tu .................................. mostraste grande ...................................... pelo meu pai ..................................,  teu servo, e ele era ....................................., fiel e ..................................................... para .................................... Tu continuaste a ........................................ a ele o teu grande ....................................... e lhe deste um ..................................... que hoje .................................................. em seu ............................
Ó Deus .............................................., embora  ................................ muito .......................... e não saiba .........................................., aqui estou ......................... como ...................... de um povo que .......................................... para ser teu ............................................ que é tão ............................................... que nem se .................................... ser ................................. 

O que Salomão pediu a Deus?..............................................................
Para  que? .......................................................................................................................... .................................................................................................................................... 

Se não for .................................. como .......................................... governar ................................ teu ........................................ povo?

Deus gostou ou não do que Salomão pediu?....................................

O que Salomão não pediu? ................................................................................. .........................................................................................................................
....................................................................................................................

O que Deus deu à Salomão que ninguém tinha tido antes nem teria depois?
....................................................................................................................................

O que Deus deu à Salomão que mais que qualquer outro rei? .................................................................................................................................................

O  que Deus daria  a Salomão  se ele obedecesse  à Deus  guardasse  as leis e os mandamentos, como fez Davi? ............................................................................. ...............................................................................

Certo dia .....................................................  duas ............................................... apresentaram-se .............................................. do ............................................. e uma ................................................ disse:
Ó rei ........................................, eu e esta .................................... moramos na .............................. casa. Eu dei a ................................. um .............................., e ela estava ........................................ Dois dias ............................... do ................................... do meu ........................................ ela ..................................... deu a ................................ à um ................................................ Somente nós ............................. estávamos na ..............
De noite ela rolou sem ........................................... e sufocou seu .....................................
. Então ela levantou-se ............................................... e trocou meu bebe ........................................................ pelo dela já ....................................
No outro dia quando me ................................................. para dar de ................................. ao meu ............................................. vi que  estava ........................................ Porem quando .......................................... bem percebi que não ................................. meu ...........
Mas a outra mulher ..............................................: Não é verdade. Pelo contrario meu .......................................... é o que esta ................................ o seu é que esta ....................

Então o rei Salomão mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram, disse: Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma das mulheres.
O que você acha da atitude do rei Salomão? ......................................................................... ...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

A verdadeira mãe com o coração cheio de amor pelo filho, disse:
Por favor, senhor, não mate meu filho! Entregue-o a esta mulher.
O que você acha da atitude da primeira mulher? .................................................................
..............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................

Mas a outra mentirosa disse:  Podem corta-lo em dois pedaços ! Assim ele não será nem meu nem seu.
O que você acha da atitude da segunda mulher? ................................................................
.............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................

Salomão mandou entregar a criança a primeira mulher você acha correto? Por que?
......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
................................................................................................................................................






Um comentário: